domingo, 22 de novembro de 2009

Balada Literária 2009

Eu sempre pego o Guia Cultural da cidade pelos espaços culturais por aí que frequento. Eu amo a sessão "palestras" e nesse mês teve umas que me chamaram a atenção: falava de uma tal de Balada Literária que ia ocorrer na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (biblioteca temática em poesia *___*) e nesse sábado teria 3 palestras sobre o tema lá!!!!
Fiquei extremamente animada. Mas ontem quando acordei, estava com aqueeeela ressaca. Dor de cabeça... Estresse... E bebendo água toda hora, minha mãe achou estranho aquela sede toda. Espero que ela não tenha pensado na hipótese de eu ter me embriagado no dia anterior.
Mesmo toda zoada, eu fui. É simples chegar até lá: é só pegar o Pq. D. Pedro e depois o Butantã - USP. Foi mais ou menos 1hora e 20 de viagem. Desci na Rebouças, ali no MC Donald's de esquina com a Av. Henrique Schaumann. Aí é só subi a Av, por que a Biblioteca fica no n° 777. Biblioteca linda!!!!!! Linda e confortável. E temática em poesia!!! O primeiro andar é só de livros de literatura *____*
Tem aquele puff's enooormes pra ficar largadão. Eu peguei um livro do Carlos Drummond de Andrade e me joguei ali. Fiquei tão encantada com o que estava lendo que até escrevi uma poesia. Mas não vou postar agora, pois eu quero que uma pessoa seja a primeira a ouvir. Quando eu falar pra essa pessoa eu posto aqui.
"Pôr fogo em tudo, inclusive em mim.
Ao menino de 1918 chamavam anarquista.
Porém meu ódio é o melhor de mim.
Com ele me salvo
e dou a poucos uma esperança mínima." (trecho de A Flor e a Náusea do Drummond, chamou minha atenção esse poema)

Fui comer. Minha mãe tinha me dado doi mini-lanches pra levar. Como eu sou porra-louca eu sentei num gramado da rua e comi lá mesmo. Eram apenas dois. Continuei com fome e fui no Habib's comprar esfihas. Véio, odiei. Odeio aquele monte de frescuras, aquela babaquice, aquela burguesia, enfim... O cara me deu talheres pra comer esfihas, eu odeio quando fazem isso no Habib's. É óbvio que eu deixo de canto e como com o guardanapo mesmo. Odeio aquelas frescuras. Só gente rica naquele lugar, queria sair dali o mais rápido possível. Véio, isso por que era o Habib's. No MC eu não entro nem fudendo. Eu tenho amor ao meu dinheiro. Ficar pagando pau pra fast food manipulador não faz meu estilo entende?

Voltei pra Biblioteca. A primeira palestra começou às 14hs30...o tema era Escrever Poesia no Mundo de Hoje, e o bate-papo foi com: Analu Andriguetti (autora do livro A Matadora de Orquídeas), o venezuelano Jesús Ernesto Parra (autor do livro Sombras que cruzan las paredes), a carioca Maria Rezende(autora dos livros Bendita Palavra e Substantivo Feminino), Hugo Guimarães (autos do livro Poesia Gay underground: história e glória) e Binho (poeta e criador do Sarau do Binho), o mediador do bate-papo.


O evento é realizado pelo escritor Marcelino Freire.

Olha, esse Binho é fascinante... Acho que foi a primeira vez que me senti atraída por um cara de cabelos grisalhos. Ele é bonito, inteligente, engraçado e poeta! Eu tenho uma queda por poetas. Homem que escreve poesia é fantástico. E ele ainda por cima faz perfomance da poesia. É fantástico²!!!! É claroque no final da palestra eu fui trocar duas palavrinhas com ele. Perguntei se ele tinha blog, e ele disse que não. Me chamou pra ir no Sarau do bar dele. Aliás, vocês podem ir lá qualquer hora: Rua Avelino Lemos, 60 na frente da Uniban - Campus Campo Limpo.

Bom, as fotos por aí que tem dele, sao meio diferentes... O Binho que eu conheci é assim:


Aaah, Gabriel... Se você tiver lendo, num fica com ciumes. Binho deve ser um cinquentão.... Você dá de dez nele.
Foi super legal esse bate-papo. Me chamou a atenção uma poesia da Maria Rezenda, chama-se "Pau mole"
"Adoro pau mole.
Assim mesmo.
Não bebo mate
não gosto de água de coco
não ando de bicicleta
não vi ET
e a-d-o-r-o pau mole.
Adoro pau mole
pelo que ele expõe de vulnerável e pelo que encerra de possibilidade.

Adoro pau mole
porque tocar um pressupõe a existência de uma intimidade e uma liberdade
que eu prezo e quero, sempre.

Porque ele é ícone do pós-sexo
(que é intrínseca e automaticamente
- ainda que talvez um pouco antecipadamente)
sempre um pré-sexo também.

Um pau mole é uma promessa de felicidade sussurrada baixinho ao pé do ouvido.
É dentro dele,
em toda a sua moleza sacudinte de massa de modelar,
que mora o pau duro e firme com que meu homem me come."
Digamos que eu não tenho muita experiência nesse assunto, mas cara... Pensando com o instinto deve ser estranho um... pau mole, mas filosoficamente é uma prova de liberdade e intimidade. Qual homem gostaria que você pegasse no pau mole dele? Somente um do qual você tivesse intimidade meeesmo, afinal... Um pau duro todo homem quer que a mulher pegue, mas mole é diferente. Cara, é assim que eu penso, embora não entenda quase nada dessas coisas, mesmo por que nunca entrou aqui dentro um duro nem mole nem mediano, mas eu penso assim.

A segunda palestra foi um Bate-papo com Ivan Marques e Francisco Alvim. Véio, o Ivan Marque é o criador do programa Entrelinhas *_____* e é professor de literatura da USP. Eu amo ir nessas palestras em que eu fico conhecendo vááários cara da USP. Acho que já conheci uns 5 só nessas paletras que eu vou. Já conheci uns três da PUC também. Francisco Alvim é um poeta que escreve desde 70. É um dos maiores que ainda estão vivo, digamos assim.




E por fim... O que mais estava esperando desde que cheguei lá e soube que haveria palestra com essa pessoa: CHACAL.


O maior poeta marginal. O tema dessa era um bate-papo entre dois poetas dos anos 70 (Chacal e Nicolas Behr, outro poeta marginal) e dois dos anos 90 (o uruguaio Dani Umpi  e o carioca Michel Melamed). Foi louco!!! O Chacal é muito divertido. Adorei aquilo tudo. No próximo post eu posso colocar algumas poesias que eu me lembro bem dessa balada. Teve apresentação de vários grupos de poesia:
Coletivo Muito Barulho Por nada


Urros Masculinos


Coletivo Poesia Maloqueirista


Na hora da apresentação do grupo Muito Barulho por Nada, o Nicolas Behr sentou ao meu lado!!!!! véio eu não acreditei que aquele cara estava sentado do meu lado!!!! Pedi envergonhadamente pra ele tirar uma foto comigo e ele tirou :D
Quando acabou eu fiquei procurando o Chacal igual louca, fiquei lá até às 21hs40... Mas valeu à pena, eu tirei uma foto com o Chacal!!!!!!!  *____* Nem acreditei!!!! Ele é muito louco. Foi o primeiro ídolo meu do qual conheci e ainda por cima tirei uma foto junto com ele. Foi demais!
Adorei essa balada. Foi muito bom. Saí de lá me sentindo muito bem, uma outra pessoa, uma pessoa com um desejo louco de escrever poesias e mostrar pro mundo inteiro tudo que aquilo que eu criar. Uma paixão, um entusiasmo, uma vontade de estudar literatura, de fazer uma oficina literária e explorar mais esse mundo fantástico que fica tão escondido no meio das culturas banais (funk por exemplo ¬¬') que hoje existe. Meu, a poesia ta aí, ela não morreu, existem vários poetas jovens e bons! E agora, em que estamos na era digital, nada mais coerente do que aproveitar esse recurso! Blog, orkut, e-mail, tudo que possa espalhar por aí nossos trabalhos! Eu estou pensando em criar outro blog pra facilitar a divulgaçao dos meus versos pobres. Seria muito bacana, mas agora tá complicado, por que atualizar um blog já exige tempo, quem dirá dois! Rsrsrs... Mas isso fica pra um futuro presente, ok. AAaaaah, e hoje eu estava organizando minhas poesias e vi que desde o dia 03 de novembro eu escrevi 8. E quero escrever mais, quero escrever igual poeta mesmo, eu não sei se eu sou poeta, não sei se posso chamar minhas poesias de "poesia", não sei se aquilo são apenas pensamentos e uma tentativa fracassada de ser poesia, sendo que não é! Não sei, não sei... Só sei que eu quero ler mais, eu quero me inspirar sim nos grandes poetas, qual o problema? Eu quero sim que a poesia deles ajudem a minha a crescer. Eu quero ser poeta! Eu quero escrever um livro um dia, pode ser que eu jogue fora todas essas poesias que já fiz no lixo, e faça novas, não importa, mas eu vou escrever um livro sim, pode ser que só minha mãe compre meu livro, mas eu quero escrever um livro e eu vou escrever!


Nenhum comentário:

Postar um comentário