quarta-feira, 7 de outubro de 2009

E pra começar...

Já tive um blog com uma amiga, mas como ela nunca postava e eu também não, acabei excluindo ele.Pensei antes de fazer esse: "será que faço um pra expôr meus pensamentos ou minha vida pessoal?... ou as duas coisas?..." Acabei optando por "as duas coisas", e já que vou falar da minha vida pessoal não tô a fim de revelar minha identidade, provavelmente a maioria dos nomes que citarei aqui serão pseudônimos ou apelidos.

Acho que vou colar a primeira postagem que fiz no meu antigo blog...Ta aí:

Aaah, que inferno!!! Eu tinha acabado de escrever um texto enorme , em forma de protesto!!!! E não salvei. Que ódio, o que faço agora? Tá, vou tentar escrever de novo, talvez o segundo saia até melhor (otimismo falso)...
Sabe quando a gente acorda com aquela vontade de gritar FODA-SE pro mundo inteiro?É assim que eu acordei hoje... Estou de saco cheio, de tudo e de todos. Dessa sociedade, tão patética, tão medíocre, todas as pessoas parecem ser iguais e quererem a mesma coisa: fazer uma faculdade, ganhar dinheiro, ficar rico e casar. Será que é só isso? Será que não tem mais nada que queiram? Ninguém está de saco cheio de ver o mundo virado pelo avesso? Ninguém quer nada mais além de “contribuir com sua parte para o nosso belo quadro social”? Será que ninguém quer mais nada a não ser seu próprio bem? Nós vamos continuar nos matando? Vamos continuar perdendo nossas crianças? Nós vamos continuar sendo cada vez mais invadidos pelos norte-americanos? Será que é isso mesmo que devemos fazer? Cara, ta tudo errado, não é uma coisa não, é tudo! Mas parece que é realmente mais fácil fechar os olhos e dizer: “está tudo bem, afinal EU estou bem”.Eu tenho um amigo que estuda na FEUSP (repito, na FEUSP), e sabe o que ele quer? Ele quer terminar sua faculdade e ir pro campo se juntar a um movimento social (não citarei nomes) ligado a revolução agrária, lutar ao lado dos camponeses e construir escolas populares. Sabe qual o nome disso? Coragem! É uma pessoa que realmente cansou de ver esse país da forma que está e quer fazer algo pra que mude. Ah, você acha que ele é louco? Eu também me assustei quando ele disse isso, afinal o cara passará anos se matando estudando na USP, e depois de terminar ao invés de querer status, dinheiro e um “futuro brilhante” ele simplesmente vai ir viver uma vida simples e humilde ao lado de lavradores... Mas eu o admiro e muito, é a pessoa mais corajosa que conheço. Ele não tem religião, não sei se tem crenças e não quero saber, pois acho que a crença (ou descrença) não muda o caráter de ninguém. Obviamente muita gente vai rir dele, dizendo que ele se empolgou de mais ao ler o Manifesto Comunista, e se tiver sido? Eu não vejo problema algum, afinal o Manifesto fala a realidade e idealiza uma sociedade em que nós possamos ter mais igualdade e menos exploração. Se tu achas impossível chegarmos até aí, tudo bem, só não me venhas com “ah o capitalismo é melhor”. Ninguém é obrigado a ser a favor do comunismo e achar que esse seria o sistema melhor, mas alguém ser a favor do capitalismo é um tanto quanto egoísta e conformista de mais. Só pode ser isso: egoísmo ou conformismo, ou os dois juntos! É claro que é mais fácil dizer que “é da natureza do homem um dominar ou outro”, mas será que o mais fácil é sempre o melhor? Na maioria das vezes o caminho mais fácil não é o melhor, e é desprezível saber que a maioria opta pelo caminho mais fácil. Por que tanta falta de coragem? Será que é da natureza do homem ser covarde?Até quando o povo vai ir lá naquela urna de quatro em quatro anos, votar em um cara diferente e pensar que esse vai mudar alguma coisa. Não, não vai mudar nada. Tem aquela oooutra "natureza do homem" que diz que quando o poder chega à cabeça do mesmo ele acaba deixando pra trás seus objetivos e só pensar em ter mais poder ($$$$$$), essa eu infelizmente acredito que seja verdade... Mas pode ser que não seja! Talvez eu esteja enganada, ou esteja tentando me enganar... Até quando iremos agüentar os caras lá em cima roubando nosso dinheiro? Dizendo que não sabe de porra nenhuma? Ninguém cansou de morar numa nação que é marionete dos Estados Unidos? Ninguém cansou da maldita luta de classes? E ela vai existir pra sempre? Um bando de partidos que se intitulam marxistas, comunistas, revolucionários e que até agora só fizeram foi eleger (ou tentar) parlamentares... E adianta alguma coisa? Preciso nem responder...Não é só por isso que eu liguei (como diz a Carol) o FODA-SE, mas é por uma porção de coisas que acontece por aí no mundo a fora, uma porção de coisas que acontece na minha frente e principalmente: uma porção de coisas que acontece na minha vida.Não quero parecer mais uma adolescente revoltada e rebelde, não é isso que eu sou. Mas é que às vezes as coisas vão dando errado... E errado... E errado, chega uma hora que você não entende por que é que a vida é assim, por que é que o mundo é assim. Eu não posso dizer se eu tenho fé ou não nas melhoras que eu queria que acontecesse. Eu sou um tanto quanto realista, e pessimista também, às vezes dá um desânimo grande e só saem da nossa cabeça aquelas quatro palavrinhas: “não tem mais jeito”... O mundo vai piorar cada dia que passa, uma nação acabará com a outra e não há mais o que fazer. Aí eu vou lá e passo a me contradizer: “não, não é assim, o mundo não precisa de mais uma conformista, cara”, sei lá quem eu sou, eu até tenho uma noção do que quero, mas não uma visão adequada (como ensinou professor Adriano), pois eu não paro de me questionar... Me questiono o tempo todo, o que quero, quem eu sou, pra onde quero ir, o quero fazer, e depois por que quero, por que sou, por que quero fazer, por que quero ir, acabo entrando em contradição... Nem sempre, mas algumas vezes. Sabe aquelas frases imbecis que aparecem na página inicial do Orkut? Certa vez eu vi uma assim: “Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, os sábios estão sempre se questionando”. Da próxima vez que minha mãe me chamar de volúvel eu direi essa frase a ela, rsrsrs.Estou confusa, preciso pensar. Qual seria o sistema político ideal? Ditadura? Democracia? Anarquia total? Eu particularmente sonho com o anarquismo, mas eu sei que isso é uma utopia... A sociedade não está preparada (e acredito que nunca estará) para viver no anarquismo. Mas eu sou muito a favor da liberdade, liberdade de escolha, de expressão, de viver... A favor de uma sociedade alternativa, talvez seja por isso que as pessoas me chamam de anarquista. Rsrsrs. Eu não me importo muito se pensem que sou mais uma sonhadora utópica e romântica, eu não costumo ligar pro que pensam de mim. Eu só quero fazer o que é certo, eu só quero ter coragem o bastante pra fazer o que é certo, mas primeiro eu preciso responder uma pergunta pra mim mesma: “o que é certo?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário