quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Panteras Negras - Todo Poder ao povo

Sabe aquele meu amigo que estuda na FEUSP? Então ele me emprestou há um tempo um DVD com o filme do Panteras Negras. Eu enrolei, enrolei e enfim assisti. Foi muito marcante pra mim aquele filme. Despertou vários sentimentos diferentes...Mo início foi tudo tão bonito, tão corajoso, eles formando o partido... Dentro da cadeia dando a volta por cima! Aquilo me dava um entusiasmo enorme, e a cada cena que passava eu pensava “é isso! É assim que tem que ser! Esses caras tinham coragem, eles lutavam por um mundo melhor, eles eram revolucionários!”... Eu nunca deixei de acreditar que eles eram exemplos de revolucionários, sim, eram! Mas depois... Quando começou a ter morte atrás de morte, e eu derramando lágrimas pra lá e pra cá... Eu fiquei com um sentimento semelhante à covardia, sim, era pura covardia não vou negar. O meu maior medo é da morte, eu tenho medo da morte e sei que continuarei tendo, ver mortes pra mim é muito difícil. Eu me sentia mal quando cada um dos personagens ia indo embora, era tudo tão doloroso, eles eram tão fantásticos, eu tinha me apegado a eles! Eles não eram fictícios, um dia realmente existiram Panteras Negras. E isso que mais me doía. Por mais que digam que eles não morreram em vão, que morreram pelo povo... Cara, morte pra mim não desce! É muito difícil encarar a morte! Eu me pergunto por que o mundo se transformou nessa baixaria toda... Por que um homem mata o outro, em busca de poder, de dinheiro, pelo fascismo, por que fazem isso? Será que ninguém está cansado de ver tantas mortes acontecendo todos os dias? É tão doloroso pra uma família perder alguém, perder um amigo, um ente querido, qualquer pessoa... Que sede é essa por sangue? Cara, não é assim! Somos todos iguais, todos temos sangue vermelho, temos sentimentos, temos uma porção de semelhanças... É tudo tão estranho, acho que se eu for pensar mesmo, acredito que ainda não tenha me adaptado a isso. Isso é normal? Eu sei que é a realidade, mas por que a realidade tende ser tão... Tão... Já nem sei mais o que penso do mundo, aah, e ainda não descobri o que é “certo”.Voltando ao Panteras Negras, eles foram realmente um grande exemplo, de coragem, de luta, de força, de união. Gostei muito do filme, eu já tinha lido um pouco sobre os Panteras, porém nada muito profundo. Com certeza ainda lerei muito mais sobre eles, e tomemos como exemplos que se quisermos algo, não podemos esperar que as leis, que o Estado nos ajude, pois as leis e o Estado não estão do lado dos oprimidos. Nós temos que ir atrás dos nossos objetivos e lutarmos juntos. Lutaram contra o racismo, lutaram pelos direitos da comunidade negra, e essa luta não pode parar enquanto não conseguirmos conquistar uma democracia de verdade
(Essa foi a postagem que fiz em meu antigo blog no dia 01/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário