sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Educação, onde ela está?

A minha sala não é uma das melhores, digamos assim. Hoje o pessal começou com uma puta baderna, saindo da sala, conversando e pans. A professora de português mal conseguia dar aula, até que ela se estressou geral e foi até a coordenação. A Coordenadora foi lá e deu uma puta comida de rabo na gente e na quinta aula improvisou um conselho, com ela, a professora de português e nós. Ao chegar no meu número, ambas dissera que eu sou uma excelente aluna e até meu parabéns :)
A maioria levou bronca. E no fim ela disse que precisamos valorizar mais a educação que nos oferecem na escola, ela disse que cada dia tem menos professor (tá, isso eu já sabia). Lá na escola, nem começou as aulas de reforço por que não tem professor. E disse também que provavelmente nossos filhos não terão professores.
Aaai, isso é o que mais me intriga. É nessas horas que a gente percebe que o problema-more não está só no sistema capitalista opressor e selvagem e nem só na corrupção, tem um motivo-base do que faz com que "o Brasil não vá pra frente", e é a educação, ou melhor a falta dela. Do que adianta eu reclamar da porra da minha escola se 75% da sala não quer estudar nem leva a sério os estudos? Do que adianta limpar a escola se no dia seguinte estará tudo pichado? Do que adianta a escola ter móveis novos se amanhã vão estar quebrados? Quem faz a escola primeiramente são os alunos, e se eles não querem aprender quem vai querer pra eles?...
Se a sociedade se conforma com essa vida medíocre que o sistema nos concebe, quem vai protestar pela sociedade?... As pessoas precisam acordar!!! As pessoas precisam entender que isso é pro bem delas mesmas. Até quando iremos dizer que está tudo bem e fechar nossos olhinhos?... Caralho, será que ninguém entende que as coisas precisam de mudanças e que pra mudar isso tudo, precisamos primeiramente mudar à nós mesmos?
Ser professor é a profissão mais importante que existe. Quem ensinou Einsten? Um professor não foi? Então pronto, cara. Como que uma profissão dessas pode estar tão desvalorizada, tá certo que somos animais, mas somos animais racionais, e seres racionais não deveriam praticar esses tipos de desrespeitos, de agressões. Já estou cheia, cheia, cheia. E às vezes (quase sempre) eu acho que não tem mais jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário