sábado, 10 de outubro de 2009

E viva o falso patriotismo

Acabei de ver uma frase no orkut que define bem o que falarei agora:
"Ser patriota é achar que seu país é melhor que o do outro pelo simples fato de você ter nascido nele"
(Oscar Wilde)
Odeio patriotismo primeiramente por esse motivo. Sua nação é melhor que as outras? Rsrs...
Eu não sou mais um estereótipo brasileiro;eu não tenho "samba no pé", não gosto de carnaval, não sou viciada em novela (argh, odeio. É apensas mais um instrumento da mídia pra alienar as pessoas), não amo futebol, e o principal: eu não me visto de verde-amarelo. Nem em época de Copa do mundo nem em época de porcaria nenhuma.
Tem uma música do Mamonas que diz assim:
"Loucura, insensatez
Estado inevitável
Embalagem de iogurte inviolável
Fome, miséria, incompreensão,
O Brasil é Treta Campeão" (Cabeça de Bagre)
Sacou a mensagem? Enquanto tem um monte de coisas ruins acontecendo, as pessoas fecham os olhos pra tudo isso e vai se orgulhar por causa da Copa.
Tal e qual as Olímpiadas, tooodo mundo orgulhoso do país, todo mundo chamando o Rio de "cidade maravilhosa", como assim?... Até ontem era a cidade da violência, do tráfico... De repente o Rio vira a... "cidade maravilhosa". Que hipocrisia ridícula. Que cegueira ridícula. Que patriotismo medíocre.
Na Ditadura Militar foi a mesma coisa. Enquanto os salários eram congelados, um monte de pessoas morriam por conta daquele governo opressor... Enquanto isso e muito mais ocorria, do que a mídia vai falar?... (principalmente a Rede Globo, aliás, odeio a Rede Globo) Da Copa do Mundo! Por que se revoltar com seu país quando você pode amá-lo?... Esse foi um instrumento para alienar as pessoas em relação à situação do país. E continuam fazendo isso cada vez mais bem feito, por que parece que contagia a todo mundo a ideia de ter orgulho do seu país pelo fato dele ser sede de uma Copa ou uma Olímpiadas. As pessoas parecem que param de pensar. Em época de eleições: "esse país é uma vergonha", em época de Copa "eu me orgulho de ser brasileiro", aaah me poupe. Que inferno. Que hipocrisia cara. As pessoas ficam cegas, esquecem dos problemas, isso sim é uma vergonha.
Eu já fui patriota, assumo. E já limpei minha cabeça em relação à isso.
Outra coisa ridícula é obrigar as crianças a cantar o Hino Nacional na escola, hino hipócrita também, querem ensinar as crianças a serem assim também.
Eu não sou do tipo que odeia o Brasil e nem que ama, eu simplesmente odeio o mundo.Esse é um dos males do mundo: o patriotismo. Lembram-se do carinha do bigodinho? Aquele lá que matou tipo assim... 6 milhões de judeus (ai, clichês anti-nazista, desculpa gente, mas tive que usar. obs: sou anti-nazismo sim)?? Foi por conta do patriotismo que ocorreu aquilo tudo né.
Aaah, essa parada de serviço militar também é ridículo. Ninguém é obrigado a servir porra nenhuma. Servir a pátria? Que pátria? Me poupe!

"Não nasci para um recanto.
Minha pátria é o mundo inteiro." (Sêneca)

"É o patriotismo que ajuda a mandar as pessoas para as guerras, que impede solução entre Israel e Palestina, que desfavorece regiões, descrimina pessoas, manda brasileiros embora da Espanha e espanhóis embora do Brasil..." (fonte: http://www.fotolog.com.br/rolf_muller/25927222)

Eu não dou a mínima pra isso. Por que amar meu país? Por que eu nasci nele? Não amo nem odeio, apenas penso que tenho coisas mais importante pra me preocupar. E me irrito muito com aquelas propagandas sobre as Olímpiadas, aquelas frases nojentas, aquele sentimento hipócrita... Quando a sociedade vai acordar?

"Vamos celebrar a estupidez humana..."

Um comentário:

  1. Só mostramos que somos patriota nos esportes e nos esquecemos das outras coisas que não temos do que nos orgulhar.
    Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir